domingo, 11 de novembro de 2007

Escultura Cubana

A tradição cubana de esculpir vem desde os tempos remotos, quando os nativos faziam seus próprios objetos. No período da colonização cubana, a arte não teve grande desenvolvimento e as esculturas eram feitas para presentear reis e monarcas.
Documentos históricos do século XVII demonstram, porém, que a ilha manifestava o interesse artístico, e surgiu então o precursor da escultura cubana, Jerónimo Martínez Pinzón, que deixou sua marca com a obra La Giraldilla, esculpida em 1632, obra original exposta no Museu da Cidade, em Havana (diversas réplicas se espalham pela cidade como um dos seus símbolos artísticos).
Nos primeiros anos do século 20, a escultura de cabeças e faces tomou ênfase e os corpos vinham produzidos em série da Europa, mais especificamente da França e Itália.
Nos anos 30 começaram a acontecer as primeiras exposições com esculturas de pequeno e médio porte.
Mas foi nos anos 40, 50 e 60 que essa arte deslanchou. O florescimento da escultura cubana veio mesmo com o triunfo da Revolução de 1959. Foram realizados concursos para a confecção de esculturas e monumentos comemorativos. Nesse período, as primeiras escolas de arte foram fundadas, assim como o processo de criação artística sofreu grandes transformações, surgindo então o primeiro espaço artístico específico para os escultores.
Atualmente, a escultura cubana tem vários espaços importantes, realizando diversas mostras e eventos culturais de arte como a famosa Bienal de Havana.

Nenhum comentário: